VACINA DE MICRORGANISMOS MORTOS: Inativadas, Subunidade e toxóides
As vacinas inativadas possuem patógenos que são mortos por agentes químicos ou físicos para destruir a infectividade, mas não a imunogenicidade. As vacinas de subunidades são fragmentos dos microrganismos (antígenos) purificados. As vacinas com toxóides são feitas para agentes infecciosos que liberam toxinas que causam a doença, sendo essas, inativadas, mas que contém o antígeno mesmo sem ser tóxicas.
Essas vacinas não chegam a “imitar” a doença como as atenuadas, mas possuem a capacidade de “enganar” o sistema imune, pois este acredita que o agente infeccioso morto, ou uma partícula dele ou toxina, representa perigo real e desencadeia o processo de imunização.
VANTAGENS E DESVANTAGENS

A administração de vacinas de microrganismos mortos em pacientes imunodeprimidos (Ex.: SIDA e câncer) e gestantes não aumenta o risco de reações adversas.
EXEMPLOS DE VACINAS INATIVADAS

EXEMPLOS DE VACINAS DE SUBUNIDADE

EXEMPLOS DE VACINAS COM TOXINA INATIVADA

Referências
ALMEIDA, C.F.W; RAMIREZ, C.M; SANTOS, W.R. Vacinação: histórico e importância. Ciência Hoje, [s. l.], 21 dez. 2020.