DÍMERO D

Nos últimos anos, a avaliação do processo de coagulação tornou-se cada vez mais importante, assim disponibilizou-se nos laboratórios clínicos e em hospitais uma série de marcadores, entre eles, o Dímeros D.


O dímero D é caracterizado como um marcador de ativação de coagulação e fibrinólise secundária, apresenta-se aumentado precocemente em casos de formação de coágulo intravascular. Esse marcador são os menores fragmentos dos produtos de degradação da fibrina e são produzidos após a lise, pela plasmina, da ligação cruzada da fibrina. O excesso de plasmina formado e não-antagonizado pela antiplasmina pode agir sobre o fibrinogênio plasmático, transformando-o em produtos de degradação do fibrinogênio (PDF).


Dessa forma, o aumento do nível plasmático de dímero D indica tanto uma exacerbação da formação de fibrina como um aumento da ação da plasmina. O mecanismo de formação está demonstrado na figura abaixo.


Figura 1: Mecanismo de formação. Fonte: DUSSE et al, 2003.



Assim, decorrente da lise do coágulo de fibrina, o dímero - D será uma das substâncias inicialmente presente nos eventos agudos de tromboembolismo. O aumento do dímero - D pode representar uma possível trombose aguda, mas seu nível plasmático elevado também está presente em outras circunstâncias, como por exemplo: indivíduos idosos, infecções graves, neoplasia e trauma.


Atualmente sabe-se que a elevação do nível plasmático do dímero - D não permite afirmar que houve TEV agudo, porém, o não aumento do seu nível permite afirmar que não houve formação de coágulo intravascular. Sendo assim, a utilização de um exame com realização rápida, custo acessível e que permita excluir trombose aguda, ocasionou a implantação do teste de dímero - D na primeira etapa da investigação laboratorial para diagnóstico e/ou prognóstico do tromboembolismo venoso.



REFERÊNCIAS


DUSSE, L. M. S. et al. Avaliação do dímero D na doença hipertensiva específica da gravidez. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 199-202, 2003

7 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

CONTATO:

(61) 98166-9954

E-mail: anvieducacao@gmail.com

Todos os direitos reservados © 2020 por ANVI EDUCAÇÃO. CNPj: 33.100.241/0001-61